• Recentes

    QUESTÕES QUE O IPTU LEVANTA

    UM PESO MUITO PESADO
    Visitei o CRAS de Içara recentemente. Conversar com crianças vítimas do descalabro moral de adultos, que também foram vítimas da ausência da uma família, ou são vítimas dos descaminhos genéticos da Mãe Natureza, é impactante. Aqueles rostinhos, que se alegram com coisas simples, trazem consigo experiências das mais dramáticas, inclusive de abusos sexuais. Cheguei em casa com um nó na garganta e, novamente, vejo-me diante da melancolia da nossa existência. Nenhuma exaltação à vida, sob quaisquer pontos de vista, fica de pé enquanto um ser indefeso é agredido. (imagem ilustrativa)

    PARA DEBAIXO DA GRAMA
    A isenção de IPTU do Criciúma Esporte Clube, erroneamente aprovada pela Câmara de Vereadores dada a condição de ano eleitoral, foi defendida pelo pré-candidato a prefeito Ricardo Guidi (PL), e levanta duas questões, ao menos para mim. Primeiro a produção social dos centros esportivos espalhados pela cidade é infinitamente maior que a do Tigre. São milhares de pessoas praticando esportes e aliviando os postos de saúde. Assim, isentá-los seria natural, digamos. Segundo, o imposto só poderia ser obtido pela produção de riqueza. Ou seja, eu produzo, ganho uma grana e transfiro parte dela para o poder público bancar despesas que somente ele tem, como a construção de rodovias e manutenção das forças de segurança públicas, por exemplo. Um imóvel produz riqueza em si mesmo? Não, somente despesas. Uma atividade comercial sobre um imóvel é extemporânea e condicionada à vontade de quem o ocupa, não de si mesmo, como o deste clube. Ou, como é comum, não ter sucesso, em caso de falência. A exceção está no agronegócio. Além disso, a perversão do IPTU, basicamente, se dá na ausência dessa produção, no caso de residências, e porque o inadimplente poderá perder seu bem. Isso significa que não é seu proprietário na essência da palavra. A mesma lógica serve para o IPVA. Mas isso nenhum candidato trataria com honestidade!

    "O estado de Dakota do Sul (EUA) não tem IPTU, por exemplo. Tampouco tínhamos no Brasil Império. O Sagrado direito à propriedade privada é uma enganação onde tem esse imposto!" Roldânica.



    ALIANÇA NO DEDO
    Na dança das cadeiras para ser vice de Ricardo Guidi (PL) é bom relembrar o que Paulo Ferrarezi (MDB) disse antes de realizar o lançamento de sua pré-candidatura (leia AQUI). Esse jogo de gato e rato é comum na nossa política e considero natural, pois na condição de líder nas pesquisas, Guidi não quer um vice que apenas usufrua do momento, mas que agregue. Entretanto, uma questão que considero pertinente é se ele precisa. Que tal um eleitoralmente desconhecido? Isso eliminaria explicações indigestas.

    "Dalvânia Cardoso, prefeita de Içara, não atende a imprensa e está à frente na preferência do eleitorado. Isso mostra que a mídia não tem tanta influência como se imagina" Roldanica.

    PRATO FEITO
    Com a prisão do prefeito de Cocal do Sul, Fernando de Fáveri (MDB), a oposição ganhou um discurso fácil. A manifestação do coordenador da campanha de Ademir Magagnin (PP), prefeito por dois mandatos consecutivos (2013/2016-2017/2020), Jailson Guollo, foi nesta linha. "Lamentamos o ocorrido, pois coloca nossa cidade nas páginas policiais, mas quando se trata do Gaeco somos conhecedores que é uma instituição séria e idônea, penso que não seriam levianos de fazerem uma denúncia tão séria sem as devidas fundamentações. Ninguém quer que sua maior autoridade municipal seja preso, mas ele terá o direito de ampla defesa, vamos aguardar", disse.

    "Fui processado por postagens porque acreditei no Gaeco ao indiciar uma empresa no caso Multiplicando Talentos. A empresa mostrou sua inocência e eu fiquei respondendo..." Roldânica
    A MÃO QUE BALANÇA O BERÇO
    Na administração de Gentil da Luz (2009/2012) houve desvios cabulosos de dinheiro público. Coisa que rolou na Justiça até setembro de 2023 com a decisão final diante do pedido de "prescrição de pena". Vejam só... Metem a mão, enrolam na Justiça o quanto podem e a Justiça se deixa enrolar o quanto quer. Além do prefeito, outros 17 agentes públicos e empresários foram condenados. Espera-se que Henrique Guglielmi, bolsonarista de carteirinha, mantenha o grupo bem longe de sua gestão, caso vença a eleição de outubro. Contudo, conhecendo a política local, ao se posicionar assim, arranjará brigas e boicotes dentro de seu próprio partido.

    "PDT de Içara realiza evento neste domingo, a partir das 10 horas, no Castelo, para lançar seus pré-candidatos à majoritária e proporcional" Roldânica.

    MAL PASSADO
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista ao UOL esta semana, diz que impostos sobre carnes estão na pauta das discussões. Aliás, a Esquerda exalta discussões. "Precisamos discutir" talvez seja a frase mais dita por essa gente que só consegue produzir malefícios. O tal diz que o povo está acostumado a comer pescoço e pés de frango e esses produtos poderiam ser isentos. Mas as carnes dos "ricos" não. A canalhice deste homem supera qualquer desatino verborrágico do ex-presidente Bolsonaro. O detalhe está no enorme fardo de panos consumido por este portal de notícias.

    Nenhum comentário

    Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.