QUEM MUITO QUER POUCO TEM
O TEMPO NÃO PERDOA!
Se a condição para ser vice de Ricardo Guidi era mostrar força, Paulo Ferrarezi mostrou. Ou não? Teria o evento do dia 7 de junho, no Flor de Lis, dado um banho de água fria na proposta? O tempo passa e ambos fazem agenda separados, como candidatos, e, eventualmente juntos, como neste domingo em Nova Veneza, acompanhando o governador Jorginho. Enquanto isso o PP de Júlio Kaminsk não mostra nada além de intensões. Outra possibilidade é de que Guidi entenda que a candidatura do emedebista seja interessante para dividir votos do candidato do prefeito Clésio Desesperado Salvaro, Vagner Espíndola. Além disso, se Ricardo for minimamente cauteloso não arriscará judicialização numa parceria com Acélio Casagrande, cuja filiação ao PL está sob judice.
"O poder emana do povo? Biologicamente sim." Roldanica.
SERVE A QUEM SERVE?
Murialdo Gastaldon, ex-prefeito de Içara, e eleitor do CONDENADO, lamenta que as disputas nacionais estejam numa eleição municipal. Mas o fato dele ter que fazer campanha para Henrique Guglielmi, candidato a prefeito do MDB, um BOLSONARISTA declarado, deve estar na pauta. Em conversa comigo ressaltei que não é uma questão de disputa nacional, mas de princípios, de conduta. Cada candidato deve ser analisado por todas as conexões de sua vida. Aguardo ansiosamente como serão os discursos no palanque!
Murialdo Gastaldon, ex-prefeito de Içara, e eleitor do CONDENADO, lamenta que as disputas nacionais estejam numa eleição municipal. Mas o fato dele ter que fazer campanha para Henrique Guglielmi, candidato a prefeito do MDB, um BOLSONARISTA declarado, deve estar na pauta. Em conversa comigo ressaltei que não é uma questão de disputa nacional, mas de princípios, de conduta. Cada candidato deve ser analisado por todas as conexões de sua vida. Aguardo ansiosamente como serão os discursos no palanque!
Júlio Garcia bateu martelo e determinou que o PSD, do qual é "dono" em Santa Catarina, esteja aliado à candidatura de Ângela Ghislandi (PP) em Nova Veneza. Assim, o ex-prefeito Edio Minatto teve que renunciar à sua intenção de concorrer pelo partido e deve deixa-lo após a convenção. Provavelmente apoiará a oposição com Aroldinho Frigo (PL). Garcia confiou a participação de seu partido ao ex-prefeito de dois mandatos, Genésio Spillere, o qual comanda o Progressistas naquele município. O MDB também apoia Ângela.
"Do ponto de vista de pavimentação de ruas deveríamos ter eleições todos os anos" Roldânica.
PARA-ESPORTE
Deputada Ana Paula Lima (PT) destinou R$205 mil de emenda parlamentar para aquisição de cadeiras de rodas para para-atletas de Criciuma. Cada cadeira é feita sob medida, específica para o atleta que a usará, e pode ultrapassar os R$12 mil, com rodas importadas etc. Os recursos também foram usados na aquisição de equipamentos de bocha para portadores de necessidades especiais da Fundação Municipal de Esportes.
DE CAPITAL DE INDÚSTRIAS PARA A DE LAZER
Deputado Júlio Garcia (PSD), com o apoio dos demais deputados, batizou Criciúma como a Capital Catarinense dos Parques Urbanos com o PL 299/2023. Já preparava sua parceria com Salvaro. E Vaguinho, candidato a prefeito, usa isso muito bem. Detalhe: omite o nome de Altair Guidi dado ao parque da prefeitura depois da reforma. Isso é típico daquela política sutilmente rasteira. E se quiser uma visão um tanto diferente sobre "PÃO E CIRCO" leia AQUI.
DA ÁGUA...
Prefeita de Içara, Dalvânia Cardoso (PL), disse em minha casa, em 2020, tomando um café, que não seria candidata a reeleição. A razão que apresentou era de que um segundo mandato nunca é tão bom quanto o primeiro. Vemos que houve uma mudança radical no que pensa a esse respeito. Sua recondução parece assegurada neste momento, o que, definitivamente, rompe com o que foi dito. Por que mudou de ideia? Pelo visto não saberemos. Afinal, não dá entrevistas.
...PRO VINHO
Entre as questões constrangedoras para Dalvânia estão as suas promessas de campanha em 2020, as quais simplesmente ignorou e que você lê AQUI. Outro assunto que, certamente fugirá, é sua centralização de poder. É uma unanimidade que a prefeita tem dificuldades de delegar, tendo que passar tudo por sua mão. Isso resulta na não formação de novas lideranças e no travamento de investimentos de sua própria gestão. Sem dúvidas as coisas não fluem com a agilidade que poderiam.
DE VOLTA PARA O INÍCIO
Em 2020 reuní em minha casa Alex Michels e Dalvânia Cardoso para que ele fosse vice dela. Na minha avaliação, naquele momento, fazia todo o sentido ter junto a experiência administrativa e a experiência empresarial. Obviamente não deu certo. Noutro momento, também em minha casa, questionei Michels sobre sua decisão que achei, até aquele dia, errada. Seu argumento foi de que havia acertado pois a prefeita é centralizadora e ele não teria espaço algum dentro de sua gestão. Tive que concordar, já que o atual vice é figura decorativa, por mais ilibado que seja. E agora a possibilidade volta à cena.
"Dalvânia Cardoso acertou em cheio ao colocar Lisy Barcelos como coordenadora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Lisy enfrenta as barreiras com muita determinação. E barreiras é o que não faltam nesses centros" Roldânica.
FUMAÇA
Eduardo Sartor Guollo, atual vice-prefeito de Morro da Fumaça, é o candidato do PP a prefeito de Morro da Fumaça. Entretanto, ainda por definir quem será seu vive. E aqui faço um registro: por mais que a legislação imponha a expressão "pré-candidato", neste momento que antecede as convenções, é óbvio que foge à realidade; sendo este, como qualquer outro, o candidato.
Nenhum comentário
Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.