quinta-feira, 2 de março de 2017

DEUS NO CONTROLE?

O que faz as pessoas insistirem em ideias absolutamente toscas? Não sei. Talvez alguma forma de aliviar a realidade e de manter a energia de que amanhã será melhor que hoje. Ou de se resignarem com os fatos que fogem às suas forças. Ou, pior, abrem mão de qualquer esforço mental por entender seu mundo.

Poseidon controla o mar e águas na mitologia Grega

Dentre as tantas imbecilidades reproduzidas a esmo está "Deus no controle". Ora, entende-se controle por controle. Nada além de não deixar nada escapar, que tudo está sob seu domínio.

Da minha vida não. Deus não me controla, nem qualquer outra força senão as limitações biológicas, temporais, culturais e de conhecimento. Afinal, suponho que tenho o livre arbítrio! E, em tendo o livre arbítrio, assim como você, minhas ações não podem ser previstas. Portanto, a primeira conclusão é de que o futuro é desconhecido para DEUS.

A segunda observação obvia é de que, caso Ele esteja mesmo no controle não pesa sobre mim, nem sobre você, qualquer responsabilidade sobre nossos atos. Por consequência, não haverá do que nos condenar com o tal Juízo Final.

De fato não há controle algum sobre nada. Não dele! Há as condicionantes da vida, as limitações de tempo e espaço, das emoções, das condições de vida possível a cada um, das heranças genéticas e assim por diante. Ninguém tem nessa vida algo que não esteja disponível no acúmulo de conhecimento reproduzido mutuamente, na Natureza ou disponível pela ciência humana com tecnologias. Ou aceitam os fatos ou ficam falando bobagens!

E que Odin vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário