Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    DÚVIDAS NA ADOLESCÊNCIA, por Pâmela Fritzen, 14 anos

    Para alguns jovens a confiança é o principal fornecedor de boas amizades, ter um “alguém” em quem confiar poder contar os segredos, ou ao menos chorar por amores perdidos, fazer bobagens, se divertir e interagir com todos e em todos os momentos são sim essenciais a um adolescente, a alguém que está começando a conhecer o mundo um pouco melhor.

    Todos cometemos erros, e é com eles que aprendemos a viver, afinal, se não errarmos, nunca vamos acertar. Para ser um profissional de sucesso, ou de destaque, precisamos nos dedicar, dar o Maximo de si, e nos basear no que aprendemos ao longo da vida.

    As boas companhias são essenciais, não se meter em confusões, ter a "ficha limpa" com a família e uma relação aberta com os pais, torna o adolescente uma pessoa honesta, e menos corrupta. 

    O debate sobre diversos assuntos na vida de um jovem, em fase de amadurecimento, a liberdade e as ordens impostas pelos pais o tornam uma pessoa com a mente aberta e sujeita a novas emoções. O conhecimento sobre drogas ou sexo previne que o pior venha por ventura a acontecer. Sabendo sobre as conseqüências, ele poderá se prevenir e evitar alguns danos irreversíveis, como a gravidez ou a dependência química. Educar outra vida, sem ao menos saber o que quer para si, é difícil. Ter de ensinar o que sabe não é complicado, mas se é jovem, como ensinar o que ainda vai aprender? Ser mãe ou pai sem ser maior de idade é sim uma missão diferente de todas as outras que já viveu. 

    Virar dependente é como pular de um precipício, é estar a um passo do fim da vida. Esquecer dos valores, da família, dos amigos, é simplesmente deixar de ter uma base, uma estrutura, é jogar todas as conquistas, todos os sonhos e todas as metas para o alto, esquecer da vida e viver em "paraísos artificiais".

    Se você é diferente, prove. Se você acha que merece, corra atrás. Se não quer isso para a sua vida, torne-a diferente, mostre os seus valores, as suas qualidades, e principalmente os seus defeitos. 

    Pâmela Fritzen – 14 anos – Colégio Lapagesse – Criciuma.

    Um comentário:

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad