Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    GOVERNO DE SANTA CATARINA FAZ POVO DANÇAR


    Criciúma e região foram surpreendidas em 2005, quando da iniciativa do governador de Santa Catarina à época, Luiz Henrique da Silveira, ao anunciar as tratativas para a instalação, nessa cidade, de uma unidade da Escola Instituto Mazowsze do Brasil, escola de canto e dança da Polônia referência mundial. O histórico cultural de LHS não deixava dúvidas, pois já houvera conquistado a Escola do Teatro Bolshoi, como prefeito de Joinville. Quem poderia pensar no insucesso como governador?
    No final de 2010 a notícia havia transposto nosso quintal e virou evento nacional como retrata o Jornal do Brasil em sua edição de 17 de dezembro: “A instalação da Escola Instituto Mazowsze do Brasil, em Criciúma, prevista para março de 2011, foi consolidada, nesta quinta-feira (16), com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado de Santa Catarina, Instituto de Canto e Dança Folclórica Mazowsze no Brasil e a Companhia Mazowsze da Polônia”. Transcorridos seis anos, vencida uma burocracia entre dois países, dinheiro público aplicado em novas instalações para a escola, prédio adaptado e acabado, professores acertados, o que mais faltaria?
    Pois faltou. Em março próximo passado, ao invés do coquetel de inauguração a malfadada desculpa de revisão do processo e de valores, e a postergação dos sonhos de centenas de crianças. Enfim, toda a comunidade que acompanhava algo que nos colocaria no cenário mundial das artes cênicas ficou estarrecida.
    Faltou mais que dinheiro. Faltou consideração, respeito para com as pessoas envolvidas voluntariamente como D. Iara Gaidzinski que capitaneou um processo longo, de muitas viagens e, principalmente, de confiança depositada. Faltou respeito para com os professores que aceitaram a palavra e deixaram de lado outras propostas de trabalho. Receberão indenização? Movida por extremo constrangimento, D. Iara joga a toalha com o aval de todos nós, de forma inapelável.
    O atual governo do Estado não deve explicações, deve ação.
    Instalação do Instituto de Canto e Dança Folclórica Mazowsze no Brasil, em Criciúma, imediatamente!

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad