• Recentes

    DESAFIO: ELEVAÇÃO DA RENDA PER CAPTA

    PRA CIMA E AVANTE I
    Em entrevista a um jornal o candidato de Clésio Salvaro, Vagner Espíndola, comemorou a volta de Criciúma ao 8º lugar no PIB catarinense, recuperando quatro posições de um ano para outro. Não mencionou ou não foi perguntado sobre o que foi feito, já que estava em 12º em 2022. Lembrando que 8ª era a colocação em 2019 e a atual administração foi a responsável por esta queda vertiginosa de quatro posições, perdendo até para Palhoça e Brusque. Ainda resta saber o que os demais fizeram (ou não) para perder posições, pois Criciúma cresceu tão pouco que foi superada. Ou seja, em cinco anos alguns cresceram muito e, de repente, este município deu um salto sem que nenhuma grande empresa tenha se instalado e nem se viu uma ampliação descomunal das que aqui estão. Espero entender isso em breve.

    PRA CIMA E AVANTE II
    Segundo dados do IBGE, Criciúma está em 135º lugar em PIB per capta (2021), com 39,6% da população com carteira assinada, no Estado. E, pasmem, 43º lugar em salário médio de trabalhadores formais. Isso é terrível! Içara, por exemplo, está em 57º lugar no PIB per capta e 92º em trabalhadores formais, com 40% da população com carteira assinada; e Forquilhinha em 92º lugar em PIB per capta, com 25,9% da população ocupada. Eis um dos tantos desafios: elevar a renda dos trabalhadores CLT.

    NADA DEFINIDO I
    PP de Içara está dividido. Alguns dos mais antigos não consideraram a saída da prefeita Dalvânia Cardoso do partido para se filiar ao PL como positiva. O argumento dela foi de que precisaria fortalecer sua relação com a imagem de Bolsonaro. Porém, não havia, como não há, nenhuma restrição quanto ao Progressista, como numa eventual oposição ao ex-presidente. Foi visto mais como uma desculpa esfarrapada para ficar mais próxima do governador Jorginho Mello. Assim, há quem vislumbre outras alternativas fora da aliança com o PL. Um dos pré-candidatos a vereador do PP me disse que está focado em sua campanha, sem se preocupar em como a prefeita está.

    NADA DEFINIDO II
    Em Criciúma a aliança com o PL é a preferência. Contudo, não há obstáculos para se aliar ao PSD de Vaguinho. Está claro para o PP que o candidato tem muita desenvoltura nos vídeos e presencialmente também. Além disso, igualmente clara a estratégia de CS aparecer apenas eventualmente com ele na propaganda. Algo estranho, em princípio. Parece que de “transferidor” passou a ser obstaculizador. Outro fato é que tem todas as informações do município em mãos, tendo sido secretário de Finanças. Algo que o coloca em vantagem num debate. Os progressistas estão atentos! O que não está claro é se colocam a condição de vice para Júlio Kaminski de Guidi.

    PRA CÁ E PRA LÁ
    Algo que não pode ser ignorado nesta eleição em Criciúma é que Lula fez quase 30% dos votos válidos em 2022. Com este percentual, com a devida transferência, margem muito apertada e uma boa divisão dos votos dos demais, é possível que Arlindo Rocha (PT) possa ganhar. As pesquisas que tive acesso colocam Guidi com percentual suficiente para ganhar. Contudo, quem arranca na frente tem probabilidade de cair – exemplos temos de sobra. A campanha é sempre uma incógnita. E as coordenações fazem contas e avaliam riscos!

    QUINTA MARCHA
    “O setor automotivo teve forte crescimento em 2023, após três anos seguidos de forte retração nos emplacamentos. E em janeiro teve o melhor resultado em nível nacional para o mês desde 2015. Segundo a Fenabrave, a melhora deve-se a evolução do emprego, às seguidas quedas nos juros oficiais e, principalmente, por conta de um fluxo maior de crédito. Projetam um crescimento de 13,5% para 2024. Nos últimos 12 meses cresceram 19% em SC e 11,5% na média do Brasil.” Boletim Econômico/março 2024 do Governo de Santa Catarina. Ou seja, apostam no endividamento do consumidor e já vimos este filme antes.



    CHOQUE
    Depois do fracasso do Labirinto Verde, onde a prefeitura de Criciúma colocou uma camada ridícula de terra para cobrir pirita no Parque do Imigrante, impedindo as plantas de se manterem, o local foi preparado para energia fotovoltaica. Disse o prefeito Clésio Salvaro que abastecerá todos os carros elétricos adquiridos recentemente e as escolas municipais com o investimento.

    ASSASSINOS!
    Não esqueçamos: há guerras em curso. Dois mísseis lançados pela Rússia atingiram ontem uma loja de materiais de construção em Kharkiv, matando 14 civis, incluindo uma menina de 12 anos, com outros 44 civis ficando feridos. Ontem a Rússia realizou quatro ataques contra áreas civis em Kharkiv (Hoje no Mundo Militar no X). Por sua vez o Exército israelense encontrou um túnel do Hamas em pleno prédio da ONU...
     
    Clique na imagem para acessar o Instagram da Madeira Prima.



    ROLDÂNICAS
    - Governador Jorginho Mello estará em Criciúma nesta segunda-feira, 27, na Acic, às 10h30, para o lançamento do programa “Santa Catarina 2050 – Transição Energética Justa”.
    - E por falar em governador, Jorginho não sai às ruas como seu “ídolo”.
    - Ricardo Guidi tem no economista Ênio Coan um grande orientador para tratar do mercado.
    - Após ter um princípio de infarto, nessa quarta-feira, 22, Gustavo Cancellier, prefeito de Urussanga detido no presídio Santa Augusta por corrupção na Operação Benedetta, teve prisão domiciliar concedida. Ministério Público foi contrário.
    - Moras num condomínio? Que tal um morador que não paga defina o que fazer e o que não fazer por todos os demais? Eis um sindicalista no poder.
    - Na vida, sabendo a motivação pode-se projetar os resultados. O difícil na política é perceber a motivação do candidato. Não a que dizem aos eleitores, mas no seu íntimo.
    - A estimativa de automóveis inutilizados pelas enchentes no RS é de 200 mil. Se a média for de 50 mil temos R$ 10 bilhões em prejuízos somente nisso!
    - Gaeco foi acionado no RS e agiu em algumas cidades, até com prisões. Gente que quer usar as doações para fazer política.

    Contato: 48 99106-0434



    Um comentário:

    Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.