Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    EDUCAÇÃO VEM DE... TODOS OS LADOS

    É lamentável ignorar a influência da escola na disciplina da convivência em grupo, na formação do cidadão, de suas ideias, de sua visão de mundo, de sua noção do que seja sociedade. Na escola a criança começa a perceber que há hierarquia e que terá que se submeter às regras, sejam boas ou ruins para si, inclusive às tácitas, aquelas que estão nas ruas, onde a Lei não tem vez. A família não abarca essa gama de coisas.

    Achar que educação é coisa exclusiva da família é uma grosseria. Da mesma forma é tolice achar que professor não tenha que educar o aluno no sentido atribuído à família. Educa por ser adulto com alto grau de influência na vida das crianças. Educa porque é exemplo de postura e porque as crianças o admiram. Coisa que se perde com o tempo, na medida em que crescem e têm outros interesses. O professor pode e deve suscitar discussões e ensinar a pensar, a ter senso crítico.

    Todos nós tivemos professores que nos inspiraram e outros que preferimos esquecer. A rigidez das regras é absolutamente necessária na vida de todos e o professor é parte disso.

    Quais são as melhores escolas? As que exigem mais, as que têm regras rígidas. Isso é parte do processo educacional e essencial na formação de bons cidadãos. Escolas onde há frouxidão gera ignorantes e prejudica os que querem estudar. É na cobrança firme do desempenho que são forjados melhores profissionais. Ora, não há uma distância muito grande entre o professor e o patrão a exigir resultados.

    Educação tem que vir de casa? Sim, tem. Mas jamais será sua única fonte e os profissionais da Educação querem isentar-se disso. Julgam que pais largam seus filhos na escola, como em depósitos. Bem, isso é resultado da legislação que os obriga. A escola deixou de ser local para os excelentes, para os que gostam dos estudos, para ser depósito. Agradeçam aos pedagogos e políticos por este problema.

    "Lugar de criança é na escola." Muito bonita essa ideia. Contudo, depende do profissional entrar para a vida de professor sabendo da sua responsabilidade com o futuro. Ou é melhor ficar em casa.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad