• Recentes

    SANTA VITA SAÚDE CENTER - FINAL

    Mais um, entre zilhões de casos, mostra que contrato, averbações, aditivos e tudo o mais que a engenharia jurídica possa inventar, em nada coíbem a fraude, golpe, abandono de obra e quaisquer outras formas que venham a lesar a boa fé de outrem. Mesmo que, inicialmente, tenham sido fruto da mesma boa fé.



    O PREJUIZO
    A paralização das obras do Santa Vita Saúde Center, relatado neste blog (AQUI), refletem a péssima venda de unidades a partir do seu lançamento em 2019 e a pandemia a partir de março de 2020. Neste sentido, nem os investidores acreditaram no empreendimento, pois poderiam continuar as obras até que o mercado voltasse ao normal. Se bem que, na hora de fazer contas a fé pouco importa! É natural que compradores queiram ver as paredes subindo, ainda mais numa obra de tal vulto. Mas ficou no alicerce. Neste sentido, dada a atual situação, quem amargou um prejuízo enorme foi o Hospital São José. Teve que fazer uma ala de oito pavimentos para não gerar entrave contratual, a sua parte no acordo, a qual seria conectada ao Santa Vita por uma passarela, e que poderia ser feita noutro momento. Além disso, o imóvel, onde havia um estacionamento rentável, está inutilizado até que os processos judiciais cheguem ao fim e sem saber, no momento, o que fazer com o que já foi feito. Além disso, há as demandas dos que pagaram e não tiveram seu dinheiro de volta. A julgar pelo que pude ver, terão enormes dificuldades de reaver seu dinheiro. Lamentável!

    Abaixo dados coletados de processo judicial em curso.

    BOA FÉ
    O HSJ foi procurado por alguns investidores nos idos de 2013/2014, oferecendo a construção de edifício-garagem destinado exclusivamente à área da saúde, culminando por ser firmado em 22/01/2018. Segundo a defesa do São José, à época, os anuentes/garantidores/fiadores do contrato eram: Q.I CONSTRUÇÕES E INCORPORADORA LTDA; ENGENHARIA CASTANHEL LTDA (AQUI você lê a entrevista com representante da empresa); FTG - FOMENTO COMERCIAL LTDA; G3 PARTICIPAÇÕES LTDA; CEREAIS CÉLIA LTDA; CÉLIA PARTICIPAÇÕES LTDA e N & M GESTÃO IMOBILIÁRIA LTDA.

    CAPÍTULO
    Consta de manifestação ao judiciário por parte do hospital contra a Compacta: "A Notificada iniciou suas atividades construtivas em janeiro/2021, com promessa ao público, conforme publicidade ofertada em tapume, para junho/2025. Todavia, ao longo do processo construtivo, a Notificada, que havia iniciado o projeto com a empresa CASTANHEL ENGENHARIA, substituiu, em 3(três) oportunidades, as empresas de engenharia (construtoras) responsáveis pela execução da obra. No início das atividades (janeiro/2021), a Notificante contratou a empresa TECTUS ENGENHARIA, que foi substituída pela empresa TEDESCO CONSTRUTORA e, posteriormente, pela empresa MEGA CONSTRUTORA".

    A DÍVIDA QUE CRESCE
    Inconformado o HSJ, notificou extrajudicialmente, a Compacta em 08/12/2022, por não cumprir sua parte no contrato. Especialmente no quesito citado no processo judicial: "enquanto não entregar as respectivas unidades, a pagar à primeira permutante uma multa contratual, estabelecida e aceita neste ato de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) mensais". Além disso, a não contratação de SEGURO GARANTIA DE ENTREGA DE OBRA. Enfim, como dito em postagem anterior neste BLOG, o desfecho deste caso vai uns 10 anos, sendo otimista.

    Hospital São José atende a quase 250.000 pessoas por ano, dos quais cerca de 85% pelo SUS.

    Contato: 48 99106-0434


    3 comentários:

    1. Pelas mídias veiculadas à época, o empreendimento seria "coisa de 1° mundo e um gigantesco salto de qualidade na saúde da região carbonífera, mas....oque houve, quem "pisou na bola", quem pensou muito mais do que poderia fazer

      ResponderExcluir
    2. Pelas mídias e publicações da época, o empreendimento seria algo padrão Dubai!!! Mas...oque houve? Quem pisou na bola? Quem pensou poder fazer, muito mais daquilo que realmente poderia fazer?
      E...quem vai concertar essa cag.... toda?.

      ResponderExcluir
    3. Impressionante! Se não fosse através de ti,Roldão,a população não teria acesso a qualquer verdade sobre qualquer assunto,que movimentam nossa cidade e cidade vizinhas! "Tua fala" é NUA E CRUA! por isso és MEU CRÍTICO PREFERIDO! PARABÉNS!

      ResponderExcluir

    Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.