Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    TEMPLOS E CULTOS

    Em Içara será construído mais um santuário do culto católico. Temos três destinos semelhantes na região: Caravaggio (Nova Veneza), Estação Cocal (Morro da Fumaça) e Vila São Jorge (Criciúma).

    Não bastam tantos templos nos melhores locais de cada cidade?

    Para quê mais um? Porque a fé não tem razão. Se tivesse racionalidade os fieis entenderiam que seus recursos e tempo deveriam ser destinados a algo útil às pessoas. Não que isso seja inútil, apenas não serve para seu objetivo, o culto. O culto me parece não precisar de locais, mas de atitude na vida diária. Passa a ser mais um destino turístico que movimenta a economia.

    Afinal, o que vem a ser um culto para este povo? Duvido que saibam. Certamente está ligado a tijolo e cimento, pois se não tivesse não construiriam templos. Está ligado eminentemente à matéria. Não raro constroem pequenas edificações nos quintais e colocam uma imagem, acendem velas e cuidam muito bem.

    Mas vamos ao ponto. Primeiro que o objeto de culto (Deus, santo etc) não precisa de nada disso (não há qualquer orientação no Novo Testamento para que sejam erguidos templos) e, segundo, que toda a materialização da fé reflete a sua própria fragilidade. Os primeiros templos cristãos foram erguidos quase 300 anos após o ministério do seu fundador. Ora, por que os de hoje precisariam? Além disso, demonstram que não acreditam na segunda vinda imediata de Jesus. Se acreditassem não construiriam obras para durarem séculos.

    Em resumo. A fé desse povo está em achar que está agradando, quando me parece ser justamente o contrário. Ou entenderam literalmente que "a fé sem OBRAS é morta"(Tiago 2.26).

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad