Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    O PT NOS FAZ PERDER PARA A ETIÓPIA


    Publicação da VEJA.com

    Um relatório do Fórum Econômico Mundial, publicado na quarta-feira, aponta o Brasil como um dos piores países do mundo nos ensinos de matemática e ciências. Entre 144 nações avaliadas, o país aparece na 132ª posição, atrás de Venezuela, Colômbia, Camboja e Etiópia. Outro dado alarmante é a situação do sistema educacional, que alcança o 116º lugar no ranking – atrás de Etiópia, Gana, Índia e Cazaquistão. Os dois indicadores regrediram em relação à edição 2012 do relatório, em que estavam nas 127ª e 115ª posições, respectivamente.
    O estudo indica como uma das consequências do ensino deficiente a dificuldade do país para se adaptar ao mundo digital, apesar dos investimentos públicos em infraestrutura e de um certo dinamismo do setor privado. “A qualidade do sistema educacional, aparentemente, não garante às pessoas as habilidades necessárias para uma economia em rápida mudança”, diz o levantamento.
    Em comparação com o ano passado, o Brasil subiu apenas da 65ª para a 60ª posição no ranking que mede o preparo das nações para aproveitar as novas tecnologias em favor de seu crescimento. Apesar de ter galgado posições, os autores do relatório destacam que o lugar ocupado pelo país não condiz com sua economia, entre as sete maiores do mundo. Na América Latina, Chile, Panamá, Uruguai e Costa Rica, por exemplo, são considerados mais bem preparados para os novos desafios da era digital.
    O número de usuários de internet no Brasil também não chegava ainda a 45%, o que deixa o Brasil na 62.ª posição nesse critério, abaixo da Albânia. Apenas um terço dos brasileiros tem internet em casa. A taxa despenca para apenas 8% se o critério for o número de casas com banda larga. O Brasil não é o único a passar por essa situação. “Os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) enfrentam desafios”, diz o informe.
    “O rápido crescimento econômico observado em alguns desses países nos últimos anos poderá ser ameaçado, caso não forem feitos os investimentos certos em infraestruturas, competências humanas e inovação na área das tecnologias da informação”, alerta o relatório.

    Meu comentário. Durante décadas ouvimos o PT esbravejar que as oligarquias, a Direita reacionária, as elites dominantes, os poderosos, etc etc etc... tinham interesse na ignorância do povo. Ora, passados 10 anos desse partido no poder estamos assim. A conclusão é óbvia: o PT quer um povo ignorante e manipulável. O que faremos?

    2 comentários:

    1. André, achei essa análise muito simplista. O foco não é uma análise dos problemas da educação do povo brasileiro. Parece mais um argumento de quem tem outros motivos motivos para não gostar do PT. Da Veja eu só esperaria isso, é tão pobre quanto a política brasileira.

      Não esqueça, a educação, ou pelo menos uma parte dela como a matemática, está nas mãos do estados e municípios. Portanto sob a tutela e controle de todos os partidos.

      P.S. Não simpatizo e nem apoio o PT ou nenhum outro partido político. Todos são parte do problema.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Itamar, a Veja reportou-se aos dados de órgão internacional. Portanto, não vejo no que ela seria alvo de críticas. Além disso, a matéria não tem como objetivo analisar a Educação em seus problemas. Isso faz em outros tantas outras.
        Não esqueça que, em se tratando de responsabilidade o todo é do governo Federal. Cabe a ele ''forçar'' estados e municípios com vistas a melhorar.
        É o que penso.

        Excluir

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad