Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    Lance Armstrong desmascarado

    Lance Armstrong acusado no “maior esquema de doping da história do esporte”


    Lance Armstrong na vitória da Volta da França, em 2004.
    REUTERS/Stefano Rellandini
    RFI

    O norte-americano Lance Armstrong, vencedor sete vezes da Volta da França, ciclista da equipe US Postal (os correios dos EUA), “montou o programa de doping mais sofisticado já visto na história do esporte”. A acusação foi feita pela Usada, agência americana antidoping.

    Em documento divulgado nesta quarta-feira, em Washington, assinado pelo diretor Travis T. Tygart, a Usad fala em “provas irrefutáveis” da “utilização, posse e distribuição por Lance Armstrong de produtos para melhorar o desempenho” de atletas. As mais de mil páginas de documentos “confirmam a triste verdade sobre a fraude armada pela US Postal".

    Esses documentos, colocados online no site da agência (www.usada.org), foram enviados para a União Internacional de Ciclismo, à Agência Mundial Antidoping e à Federação Internacional de Triatlo, esporte ao qual Armstrong se dedicou após deixar o ciclismo.

    O diretor da Usada denuncia um sistema montado por “indivíduos que acreditavam estar acima da lei e que ainda têm grande influência no mundo dos esportes”. Ele acrescenta que o órgão conseguiu testemunhos sob juramento de 26 pessoas, incluindo 15 ciclistas, “que tinham conhecimento das atividades de doping dentro da equipe”.

    Em agosto, Armstrong, sobrevivente de câncer de testículo, foi condenado a nunca mais participar de competições pela Usada, que também invalidou resultados que ele obteve desde 1° de agosto de 1998, incluindo as sete vitórias na Volta da França. Como a competência da Usada se restringe aos EUA, caberá à União Internacional de Ciclismo retirar oficialmente de Armstrong os títulos obtidos na França.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad