Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    SABIAS DISSO SOBRE O MENSALÃO?

    Neologismos são comuns. Afinal, a língua é dinâmica e mutável. Palavras vão e vêm tão rápido quanto seus significados são mudados ao ponto de nada terem a ver com sua etimologia. Mensalão não foge à regra e passou a constar dos dicionários graças à mídia conquistada pelo deputado federal pelo Rio de Janeiro, Roberto Jefferson (PTB), com quem pude conversar longamente em sua última visita à Criciúma.

    De algum modo a palavra “mensalão”, vinda do adjetivo “mensal”, já era substantivo desde há algum tempo, nas designações da Receita Federal, mas não tinha entrado para a língua portuguesa, tampouco denotava corrupção. Os impostos pagos por mês eram designados por “mensal”, “mensalinho” e “mensalão”. Todavia nenhum dos três tinha sido ainda abonado nos dicionários, sendo um jargão meramente "técnico" ou usado pelos tecnocratas do Fisco.

    A origem remota de “mensal” é o latim tardio mensuale, de mensis, mês, de uma raiz indo-européia -*me, que deu em grego métron, medida, e em latim metiri, medir... Ou seja, é regra é clara: tudo mutável!

    Abocanhado por uma CPI “Mensalão” passou a designar preferencialmente, desde 2005, o complexo sistema de corrupção de parlamentares, identificado como “organização criminosa”, conforme denúncia oferecida ao STF por Antonio Fernando de Souza, procurador-geral da República e em seguida por Roberto Gurgel. A nova palavra tinha sido sorrateiramente referida no Jornal do Brasil, depois explicitamente na Folha de S. Paulo (6/6/2005), após famosa entrevista de Jefferson.

    Ação Penal 470, como o STF faz conhecer, tem o mesmo número do porco no jogo do bicho. E com tanta lavagem de dinheiro não tem porco que não engorde!

    Adaptado de texto do Observatório da Imprensa que você lê na íntegra AQUI.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad