Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    A ESCRITA E A MENSAGEM

    A escrita é um desenvolvimento humano. Começou com o que se denominou escrita pictórica ou hieroglífica há cerca de 6 mil anos. Veio a escrita cuneiforme dos Sumérios até o alfabeto dos fenícios, com 22 caracteres. Esse processo durou 2,5 mil anos. Isso não foi um 'presente' de Deus para facilitar sua comunicação com os homens. Foi um parto dificílimo. Como posso, então, achar que Ele tenha interesse em livros sagrados? Ou que seja ‘autor’ de algum?

    Supor que Ele tenha enviado sua mensagem através de textos, seja Bíblia, seja Alcorão, é lançar fora dessa comunicação todo e qualquer povo ou indivíduo que esteja inacessível. Sim, além das pessoas que não poderiam ter acesso aos textos porque, simplesmente, nasceram antes, há aqueles que não sabem lê-lo e, mais ainda, os que estavam distantes, noutros continentes. No cristianismo a coisa é pior que no Islã, pois apenas uns raros não dependem de traduções.

    Qual seria a forma mais ‘humanizada’ para que Deus se comunicasse conosco? Bem, parto do princípio de que Ele queira dizer alguma coisa para os homens. É natural pensarmos que Deus entenda nossas limitações e dentro das nossas possibilidades diga algo inteligível. É a partir da nossa capacidade de entender que ele trataria de dizer alguma coisa.

    A julgar pelas divergências de concepções sobre ele, dado o surgimento de nichos de fé (locais onde uma fé se propagada a despeito de outras existirem e torna-se quase única) e as mudanças ao longo da história humana, notadamente o fim de sacrifício humanos em rituais, creio que essa comunicação esteja com problemas. Digo ‘problemas’, quando dizer inexistente parece fazer mais sentido. Tal a forma como surgiu a escrita que, por livros, Ele realmente não se comunica conosco. Como surgiu não podemos dizer que é coisa planejada por Ele. Ou como imaginaríamos a escrita como outorga divina senão como a mesma em todas as culturas? A diversidade mostra que Dele não veio.

    O Divino poderia ter colocado sua mensagem diretamente em nossas mentes. Mas aí voltamos à diversidade de concepções a seu respeito. A quase unanimidade entre as crenças restringe-se a Ele existir, mas longe pode-se identificar mais que isso. Se ele deixou uma mensagem, não foi escrita, tampouco nas consciências.

    Bem, nada resta senão afirmar que não há qualquer comunicação entre Deus e a humanidade, principalmente de forma escrita. Isso significa dizer que as religiões e seus deuses são devaneio humano e que ainda não descobrimos como é nossa relação com ele, se é que existe relação.

    Um comentário:

    1. Deus teria que criar tambem, comunicação multi-midia, acompanhando a evolução de seus filhos....!
      Já pensou nisso? Com tipologia de cada sistema de escrita da humanidade...é pensar pequeno!
      Deus se comunica conosco todo o tempo...é só tentar entender o mundo onde vivemos e imaginar, qual poder criou cada coisa, ser vivo,florestas, mares, natureza, cosmo, estrelas.....!

      ResponderExcluir

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad