ARLEU X ACÉLIO E A HERANÇA ECONÔMICA
OS PUPILOS DE SALVARO
A única razão que me ocorre para que Clésio Salvaro, prefeito de três mandatos de Criciúma, preferir Arleu da Siveira à Acélio Casagrande como sucessor, este melhor colocado nas avaliações internas que aquele, é que precisa gerar dependência. Sim, CS necessita que seu sucessor “deva” a eleição. Ou seja, não quer quem tenha “luz própria”. O alcaide não quer sombra. Eis um dos motivos pelos quais perseguiu diariamente a administração Márcio Búrigo, pois viu que não teria ingerência e não poderia aceitar seu sucesso. Atrapalhou!
DO CONTRA
Salvaro passou quase quatro anos enchendo o saco em ataques ao Márcio, sem que tenha intermediado uma única ação em favor do município. Não é isso que se espera de um homem público, que queira o bem de sua terra? Sabe aquele guri tarado pelo primeiro assento no ônibus escolar, que fica revoltado porque outro foi mais rápido um dia e o fez sentar atrás? Ei-lo, birrento! Quer o poder pra si, mesmo que fora dele.
SALVARO, O LIMITADO
Nas mãos de Clésio Salvaro Criciúma só perdeu posições no ranking econômico de Santa Catarina. Em 2019 estava em 8º lugar no PIB dentre municípios do Estado, hoje está em 12º, atrás de Brusque e Palhoça, por exemplo, quando já foi a 4ª cidade. Em seus 12 anos de mandato não trouxe uma única grande empresa e não atribuiu ao município nenhuma relevância em algum setor como já foi na cerâmica e descartáveis. Ou seja, a força da cidade está no apego dos investidores locais em se manterem aqui. Nenhuma surpresa para um homem de limitações intelectuais severas, cuja visão se limitou à praças e locais de certa atração de público, como um mirante.
NANICOÉ bem simples de constatar a pequenez intelectual do prefeito de Criciúma. Em nenhuma roda de conversa fica mais que alguns minutos, não aprofunda-se em tema algum e evita pessoas que possam questioná-lo, se mantendo em movimento. Outra característica é detestar leitura, pesquisa ou dedicar-se em entender a dinâmica de um setor. É totalmente submisso às informações concisas e superficiais de assessores e muda de assunto rapidamente. Seu sucesso eleitoral se deve EXCLUSIVAMENTE ao contato constante e ininterrupto com o eleitor. Ele é presente e isso ilude o povo, cuja capacidade de análise é, ainda, baixíssima, senão nula ao ignorar o peso de uma prefeitura na economia local.
FOMENTO
Criciúma, como cidade polo, tem diversos setores que podem ser impulsionados. Para tanto a administração pública pode aglutinar conhecimento e liderança. Hoje temos apenas a Casa Pronta e Agroponte, de iniciativa privada de Willy Backes, que não são aproveitados neste sentido. Salvaro não foi capaz de criar, sequer, um evento setorial para impulsionar, gerar negócios e atrair investidores.
NO MAPA DO MUNDO
Entre os cinco produtos mais exportados, sim, exportados de Criciúma, estão a cerâmica, máquinas e aparelhos para a agricultura, pigmentos e construções pré-fabricadas. Somente os cinco primeiros da lista perfazem mais de 150 milhões de Dólares ao ano. Em qual destes a prefeitura é parceira para atrair, fomentar, gerar negócios, enfim, agregar como poder público? Nenhum! Em 12 anos não colocou uma pastinha debaixo do braço para oferecer o parque industrial na FIESC e, por que não, na FIESP. É ou não é o representante do criciumense? Arleu, seu pupilo, vai seguir este caminho, caso eleito?
NA FORÇA DO ÓDIO
PP de Balneário Rincão está em definitivo com Giórgio Bertan,
tendo Naelti Viana como vice. Viana ressaltou a boa relação com Bertan, vinda
de vários anos, na reunião dessa segunda-feira. Assim, tratou como natural a
parceria para este pleito. Mas a grande motivação está em dar uma resposta à
deputada federal Júlia Zanatta, a qual processa, junto com outros ex-PL, pelas
agressões perpetradas pela bolsonarista dia 2 de novembro de 2023. Todos os
detalhes daquele dia serão amplamente explorados na campanha, principalmente se
ela tiver um candidato a prefeito, ou estiver numa aliança.
GOELA ABAIXO
Ouvi quando um assessor do deputado estadual Jessé Lopes (PL) falou dos cuidados que a equipe tem com informações recebidas para não propagar Fake News. Parece que o filho de Júlio César Lopes aprendeu a lição depois de várias condenações por mentir em rede social. Numa delas disse que o, então governador, Carlos Moisés, tinha uma relação extra conjugal, com uma gravidez em curso.
ROLDÂNICAS
- Raramente
alguma coisa me surpreende na política. Nem se Ricardo Guidi decidisse ser vice
de Arleu da Silveira... Afinal, seu pai se aliou à Romanna Remor e a abandonou
na reta final, favorecendo Décio Góes, um petista.
- PL
de Siderópolis deve aliar-se ao prefeito Franqui Salvaro, para sua reeleição.
- Neguinho,
prefeito de Forquilhinha, montou uma estratégia muito boa do ponto de vista
eleitoral e de alianças: colocou aliados em partidos como o PSDB e PL.
- CORREÇÃO: Giovana Galato não é médica, como disse na edição anterior. É dentista.
Contato:
48 99106-0434
Nenhum comentário
Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.