Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    CLIMA TENSO NA GUARDA MUNICIPAL

    Aos que reclamam da atuação dos profissionais da Guarda Municipal digo para conversarem com eles para ter ciência do seu trabalho ou das dificuldades que passam. Acumulam-se processos internos por indisciplina, mas também por assédio moral na Justiça. As acusações vão desde descumprimento de normais estatutárias a abuso de poder por quem ocupa a superintendência. De ambos os lados trocas de acusações, ameaças e cerceamento de direitos e deveres. Além do envolvimento do Sindicato que representa a categoria. Pessoalmente não tenho como dizer quem esteja com a razão.

    Um dos exemplos mais expressivos foi da ordem de multar e de não multar, segundo me passaram alguns do GM. Um dos agentes gastou um bloco, emitindo 50 multas, numa manhã na esquina da Joaquim Nabuco com Centenário. Multas absolutamente procedentes, diga-se, pois pegou alguns caminhões da Belluno, empresa da família do ex-prefeito Clésio Salvaro.

    "Ninguém gosta de ser multado e não gostamos de multar" me disse um GM.

    O fato é que há exemplos pelo Brasil da importância da Guarda e de belos serviços que ela pode e deve realizar. Para mim, está claro que em Criciúma há muito mais a ser trilhado do que foi trilhado. Por isso o desafio do prefeito, se munido de boa intenção, de superar os erros de Décio Góes ao implantar a Guarda com brechas legais e dos demais prefeitos, Antonelli e Salvaro, que não se debruçaram sobre outros exemplos para dar a Criciúma algo de excelência. Nenhum dos três fizeram com que a Guarda Municipal ganhasse respeito do cidadão, tampouco investiu de forma a melhora-la. Haja vista que foi preciso uma paralisação em 2012 para que EPIs - Equipamentos de Proteção Individual, fossem adquiridos. Um dos policiais disse que teve que comprar coturnos com seu prórpio salário, já que o calçado era de péssima qualidade.

    Pessoalmente não tenho a menor dúvida que a Guarda Municipal é uma das melhores alternativas para melhorar as condições de vida da cidade. O exemplo mais próximo vem de Tubarão com esta matéria da TV Unisul que você vê AQUI. Outro exemplo de sucesso é Balneário Camboriú como está neste VÍDEO. Mais adiante, em Arapongas/PR, temos mais um exemplo positivo. Desta feita com a instrução de tiro e o porte de armas altamente rigorosos, como você confere neste outro VÍDEO. Contudo há exemplo negativos, de conflitos com o Paço como em Caxias/RJ que está neste VÍDEO.

    A ideia é absolutamente válida. Cabe ao gestor tomar decisões adequadas.

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad