Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    POR ESSA ELE NÃO ESPERAVA

    CEDO? NEM TANTO

    Um dos fatos mais emblemáticos da política de Criciúma foi a aparição de Ricardo Guidi no ato de filiação de Arleu da Silveira no PSD, dia 6 de março. Chegou com fanfarra e torcida organizada, desfilou no meio do público que lotava do AM Master Hall, subiu no palco, falou à vontade e mostrou firmeza como nunca. Afinal, é um homem comedido, reservado, de pouco enfrentamento, segundo pude observar.

    A ousadia de Guidi teve efeito imediato. A tensão de Clésio Salvaro e Júlio Garcia ficou claríssima. Salvaro apelou para seu patrimônio eleitoral para, supostamente, garantir a eleição de Silveira, o que mostra que seu candidato não teria capacidade por si mesmo de se eleger.

    Por sua vez, Garcia agarrou-se ao discurso de fidelidade e gratidão, já que o filho de Altair Guidi esteve como parlamentar aliado. Mas, convenhamos, fidelidade e gratidão na política brasileira é como imaginar um petista defendendo livre mercado.

    Se herança fala alto, Altair deixou episódios de total falta de gratidão e fidelidade, quando virou as costas para Argemiro Manique Barreto, fundamental para sua primeira eleição em 1977, e quando jogou Romanna Remor aos cães em 2000.

    O fato é que há uma disputa interna do PSD, parte com Arleu, outra parte com Ricardo. Nesta briga entra Salvaro que tem muito mais a oferecer como prefeito e o mais forte cabo eleitoral atualmente. Eis aquele momento em que o fisiologismo grita efervescente das entranhas de quem quer cargo no serviço público.

    Por outro lado, uma eventual vantagem de RG sobre AS é surpreendente! Isso coloca o atual prefeito de Criciúma num desafio que ainda não havia enfrentado. Quando foi às ruas por Márcio Búrigo tinha ampla vantagem logo na largada.

    O desfile de Guidi mostrou força de quem sabe que seu nome é assunto nas rodas de política e em grande parte do eleitorado. Entrou caminhando firme como quem sabe que desestabiliza o poder. Este ano estamos diante de um cenário espetacular para quem, como eu, gosta de uma pipoca com guaraná pra ver a disputa.

    Salvaro tietou o governador Jorginho Mello em evento na Unesc, nessa segunda-feira, 18, depois de ironizar Ricardo Guidi com um “correu para o governador...” como se isso fosse um desastre. Pela expressão de Mello a coisa não foi bem digerida... ainda.

    “WAHLSTREIT”

    O PP de Forquilhinha trabalha com três nomes para a candidatura a prefeito em oposição à reeleição do Neguinho. Lei Alexandre, que teve 5.152 votos (32% dos votos válidos) em 2020, os vereadores Felipe Dordete, o mais votado daquele pleito (968 votos) e Marilda Casagrande (777 votos). Naquele ano os votos válidos chegaram a 15.928.

    UM VICE

    Anibal Dário, o médico que ficou em segundo lugar contra Clésio Salvaro em 2020, com 10.707 votos (10,82%), afirmou a este colunista que “seria uma honra receber este convite”, para ser vice de Ricardo Guidi. Naquela eleição estava no MDB e hoje no União Brasil. Contudo, na sua filiação ao UB, ano passado, foi posto como candidato a prefeito este ano. Segundo o ex-prefeito Márcio Búrigo este partido está majoritariamente com Guidi. Porém, conhecemos a política o suficiente para sabermos como o atual prefeito sabe convencer.

    DE VOLTA AO PASSADO

    E o PT... uma possibilidade razoável desse partido voltar a ter vereador está numa candidatura de Décio Góes. Lembremos que, mesmo com uma administração pífia, só não teve um segundo mandato como prefeito porque a Justiça deu causa para um processo muito interessante à época e que, tendo lido o parecer do relator do Tribunal de Justiça, vi uma defesa absolutamente ruim. O último vereador dos “trabalhadores”, tarados por um sindicato, foi José Carlos Mello, cujo mandato findou em 2016. Ou seja, lá se vão duas legislaturas sem vereador petista.

    VINO

    Em Urussanga Jonnhy Felipe (MDB) vem com garra para voltar a ser prefeito. Já está fazendo vídeos para divulgar sua posição contra a atual administração. Desconheço uma ocasião em que um prefeito tenha dado tanta munição aos opositores como o atual, Luis Gustavo Cancellier. Haja Gaeco!

     

     ROLDÂNICAS

    - No site da Câmara de Vereadores de Criciúma os ex-vereadores Adair Locks e Antonio Izidório são do PT.

    - Carla Souza é a pré-candidata do MDB de Içara neste momento. Poderemos ter duas mulheres brigando pela cadeira de prefeita. Algo inédito nesse município!

    - Salvaro chamou Eduardo Moreira e seus parceiros de abutres. Depois uniram-se em campanha. Brigou com Júlio Garcia visceralmente no PFL. Hoje juram fidelidade mútua...

    - Diploma universitário não é, há décadas, garantia alguma de renda. E o governo do Estado, com o dinheiro dos impostos, auxilia uma massa de jovens a “comprar” o canudo.

    - MDB de Criciúma, de maior partido a coadjuvante. O mundo político rodopia!

     

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad