Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    OS FATOS DESMONTAM A FÉ

     OBSERVE O PROCESSO PELO QUAL A BÍBLIA PASSOU E AINDA PASSA

    O sistema é composto de fases absolutamente inseguras: escrita original humana sem definição de autoria; difusão do texto em fragmentos copiados à mão por mais de 1.500 anos; compilação, quase três séculos mais tarde à suposta existência de Jesus, feita por homens dos quais nada sabemos sobre sua conduta moral; tradução sujeita ao entendimento do tradutor; tradução limitada pelos significados culturais das palavras (por exemplo, no grego bíblico há dois tipos de "nãos", quatro tipo de "em" e três tipos de gerúndio QUE NÃO EXISTEM NO PORTUGUÊS); tradução que ainda não chegou a todos os idiomas e alguns que não possuem escrita; acesso limitado ao transporte físico do texto; dependência de alfabetização; e, dependência de correntes teológicas, algumas conflitantes. Enfim, em todo o processo não há nada além de condicionamentos HUMANOS.

    Quando um teólogo cristão se esmera em entender seu livro sagrado e se refere ao significado de uma palavra/expressão, a qual transcende a tradução, reconhece, mesmo sem perceber, a falibilidade do sistema pelo qual seu Deus preferiu manifestar alguma coisa. Ou seja, o Deus dele depende que humanos estudem e expliquem aquilo que teria dito, sendo que nada o impede de falar diretamente a quem quer que seja.

    Houvesse a ação divina na mensagem escrita, até um analfabeto entenderia, ou mesmo na língua original, dispensando a tradução. Um milagre óbvio para quem quer ser entendido. Nenhuma barreira seria aceitável para que a "verdade" chegasse a alguém em qualquer tempo e lugar.

    Por tais considerações não é possível supor que a Bíblia, ou qualquer outro livro "sagrado", tenha vindo de um Deus. É uma construção humana e, portanto, sujeita a interesses humanos.


    (Na foto a situação como foram encontrados a maioria dos pergaminhos supostamente originais, alguns em pior estado de conservação. Ou seja, o autor, com todo o poder de um DEUS, não preservou sua própria mensagem)

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad