• Recentes

    NÃO ESQUEÇAM DE 2004

    TAMPÃO

    Desde o dia 6 deste mês servidores da prefeitura de Criciúma estão incumbidos de cobrir o slogan e logomarca da atual administração por conta das eleições, conforme decreto municipal 1347/24, de acordo com a Lei Federal 9.504/97. Não fazer isso pode render o mesmo processo que tirou a reeleição de Décio Góes em 2004, por cartazes em posto de saúde, por exemplo. O decreto de Clésio Salvaro não especifica tudo que tem a logo, falando apenas de documentos e crachás. Imagine os uniformes escolares... Mas, na dúvida, algumas autarquias cobriram a identificação da atual gestão nas fachadas e retiraram de veículos. Tudo seria evitado se apenas o brasão fosse usado!

    O INTERESSE PELA SEGURANÇA
    Em 2022 a despesa da prefeitura de Criciúma, pela depredação, furto de fios elétricos etc, passou de R$2 milhões. Mais da metade somente da Secretaria de Educação, mesmo com vigilância eletrônica, a qual teve que ser readequada com baterias pelo corte de energia. Os maiores transtornos se deram nos postos de saúde com a relocação de vacinas, por exemplo, acondicionadas em baixa temperatura. Este foi um dos dados apresentados na audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores em novembro de 2022 que não contou com 100 presentes. Os vereadores fizerem seu papel. Faltou a população mostrar que, realmente, se preocupa com o assunto.

    Empresário do transporte, Valdir Fontanella (PP), teve definida candidatura, nessa quarta-feira, 24, em Lauro Muller. Com ele Serraninho do PL.

    A LEI BARRA
    Fui questionado sobre proposta de candidatos para Criciúma. Ora, não é possível termos os detalhes, afinal, Plano de Governo somente depois de homologadas as candidaturas. No momento coisas pontuais, como soluções para as tais filas de especialistas na Saúde, por exemplo. Contudo, o município não vive crises de energia, tampouco de água (no máximo, faltas ocasionais), mas tem uma taxa de esgoto que fede graças a um contrato que beneficiou a Casan, mais que o criciumense.

    SANTA VITA SAÚDE CENTER
    Para finalizar este assunto conversei com o advogado Paulo Góes, pelo Hospital São José. Na segunda-feira, 29, converso com o empresário Sanciro Ghislandi pela G3. Na semana que vem faço a postagem. Para saber mais deste imbróglio de uma das maiores obras da construção civil da história de Criciúma, paralisada desde 2020, acesse AQUI..

    Jair Bolsonaro arrastou uma multidão ao descer no aeroporto de Jaguaruna, ontem, a caminho de Osório/RS.

    PIXE NA TORNEIRA
    A taxação do esgoto não teve estudo que a justificasse, apenas a ABNT (Associação Brasileira de Normas técnicas) que apontava para um retorno de 80% da água para o tratamento. Na época o prefeito Clésio Salvaro focou na pavimentação de ruas como contrapartida à cooperação/concessão. Ou seja, o cidadão pagaria o asfalto e lajotamento no esgoto. Afinal, a Companhia teria lucro além do gasto com as ruas.

    Geovane de Godói (PL) tem seu nome na pauta em Forquilhinha. Sua candidatura ainda depende de muita conversa.

    PELO RALO
    Em 2010, para ver que a abriga é antiga, a vereador Romanna Remor chamou audiência pública na Câmara. Na ocasião ficou claro que a cooperação técnica, em seu artigo 4º, determinava que prefeitura e Casan deveriam proceder estudo que determinasse o valor da tarifa. Obviamente não houve estudo algum. Além disso, a tarifação continua sendo responsabilidade da prefeitura, para homologar reajustes e proceder à revisão das tarifas, conforme lei federal 8.987, com vistas, também, ao equilíbrio financeiro. Assim, o cidadão de Criciúma não sabe se paga algo justo. A quem interessa isso?

    Em Orleans terá chapa pura do PL com Gelson Padilha e Euclides Pilon, intermediado pelo deputado Daniel Freitas junto ao governador Jorginho. Pode ser o único caso na região.



    DISPUTA PELO VICE
    Em Siderópolis há uma disputa dentro do PL para definir vice-prefeito na chapa com Franqui Salvaro. Entre os nomes estão Aretusa Larroyd, Tiago Albonico, Rafael Frello, Valmir Carminatti, Daniel Gamba, Eliza Romagna. Na primeira pesquisa interna Tusa e Albônico ficaram muito próximos. Uma segunda pesquisa será feita a pedido do governador Jorginho. Nessa disputada estão os deputados Daniel Freitas e Júlia Zanatta. Freitas levou muito mais gente para reunião com Jorginho Mello que Júlia, mas a corrida pelo voto de filiados se intensificará nos próximos dias.

    Em Nova Veneza pode ter Edésio Spillere como vice de Ângela Ghislandi.

    BURACO DA FECHADURA
    "Entender de política" tem três aspectos, na minha visão: primeiro, como movimento social e, cujo primeiro passo é ler A República, de Platão, O Príncipe, de Machiavel, e o Leviatã, de Thomas Hobbes, podendo ir muito além com centenas de livros; segundo, conhecer minimamente a história do país, Estado e município; terceiro, a dinâmica local, na qual conhecemos a vida dos candidatos, os arranjos eleitorais ao longo do tempo, verdades e mentiras nas rodas de conversa. É comum que a segunda parte supere a primeira num país de analfabetos e analfabetos funcionais, onde temos vereadores que mal sabem assinar seus nomes, quanto mais entender alguma coisa além de defender seu prefeito em coisas indefensáveis ou condenar o prefeito até naquilo que não é condenável, bater ponto em festas, bares e igrejas. Se falar em "cadeia produtiva" são capazes de entender presidiário trabalhando.

    A desistência da candidatura de Johnny Felippe, em Urussanga, se deu pela pressão dos familiares para cuidar de si e de parte dos negócios da família.

    É MAIS QUE ÓBIO
    Sou 100% favorável às Guardas Municipais e, sim, absolutamente óbvio que elas são importantes na segurança porque dependem da decisão do prefeito em sua atuação, a qual pode ser imediata. Diferente de ajoelhar-se para o governador, pedindo mais efetivo e veículos para a Polícia Militar. O prefeito pode e deve agir pontualmente como conhecedor do seu município. Se seu candidato a prefeito nega isso é porque não tem preocupações com a segurança dos munícipes. Tem outro aspecto subjacente: não estão sob o domínio do governo Federal o qual serve a uma ideologia nefasta!

    Contato: 48 99106-0434

    Um comentário:

    Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.