• Recentes

    A MORTE DO SANTA VITA SAÚDE CENTER - PARTE 1

    No dia 2 de abril de 2019 foi publicado no Portal Engeplus:
    Com 31 andares, mais de 500 consultórios e 1.450 vagas de estacionamento, esse é o projeto do Santa Vita Saúde Center, que tem início das obras marcado para o dia 3 de junho. Empreendimento será construído na rua Júlio Gaidzinski, no centro de Criciúma, sendo ligado ao Hospital São José por duas passarelas climatizadas com divisões para funcionários do hospital e clientes. “Santa Vita vai ser a revolução da saúde. Eu até falo que nem só para Criciúma e região, mas para toda Santa Catarina”, afirma Edilando de Moraes, diretor comercial da Compacta Incorporadora, empresa responsável pelo empreendimento.
    Em março deste ano a obra abandonada trazia preocupações aos vizinhos

    10 MILHÕES
    Passados cinco anos o empreendimento, de 32 andares, 132 mil metros quadrados de área construída, 1.400 vagas de estacionamento e 390 consultórios modulares, conforme redes sociais do empreendimento, está parado a ponto de ser impossível o cumprimento de prazo de entrega e com processos judiciais contra a Compacta e seus sócios. Vários aspectos nem chegaram ao papel, como o sistema de segurança predial, por exemplo. Ocorre que a empresa não possui bem penhorável para assegurar a devolução do dinheiro já pago pelos adquirentes de salas comerciais. A dívida ultrapassa os R$10 milhões.

    Em agosto de 2021 estava assim. Os sinais estavam ali...

    CONEXÃO
    A matéria destaca que o São José, que cedeu a área em troca de partes do empreendimento, teria acesso exclusivo para funcionários através de uma passarela, o que, no entendimento de alguns, vendeu a ideia de que o HSJ seria um sócio investidor, gerando credibilidade.

    A conexão com o HSJ foi bem explorada

    Somente acionistas definem o marketing. Última reunião registrada no Instagram (2/12/2021) que teve sua derradeira postagem em 22 de agosto de 2022, mais de três anos após o lançamento.

    ARGUMENTO
    A matéria do Engeplus destaca também: "a diretora geral do Hospital São José, Irmã Isolene Lofi, que lembra que atualmente o hospital carece de espaços. 'Por isso temos certeza que alguns de nossos serviços serão realizados em nosso espaço dentro do Santa Vita'". Contudo, apesar da, digamos, insinuação divulgada como argumento de venda, a fundação hospitalar também foi lesada porque o que já foi feito inviabiliza a reutilização do terreno até que as demandas judiciais cessem. Isso vai se arrastar por mais de uma década e muita gente não verá a cor do dinheiro investido.

    "Foi um empreendimento megalomaníaco", disse um corretor de imóveis que consultei sobre o Santa Vita Saúde Center.

    UM POUCO DO IMBRÓGLIO
    As informações a seguir constam do processo Nº 5008190-21.2024.8.24.0020. Várias empresas se uniram numa única chamada Compacta para a construção do Santa Vita Saúde Center no terreno do Hospital São José que fica entre as vias Maximiliano Gaidinski e Santo Antomio. O CNPJ da incorporadora, como uma SPE (Sociedade de Propósito Específico), com prazo determinado para existir, está no mesmo endereço da N&M G. IMOBILIÁRIA, à rua Júlio Gaidzinski, 153, Centro, Criciúma/SC, de Edilando de Moraes. São alvo da denúncia: TECTUS INCORPORACOES S.A., Q.I. CONSTRUCOES E INCORPORADORA LTDA, G3-PARTICIPACOES LTDA, FTG - FOMENTO COMERCIAL LTDA - ME, ENGENHARIA CASTANHEL LTDA, ELPIDIO VERONEZ DEBIASI, EDILANDO DE MORAES, CEREAIS CELIA LTDA, ALDO SERGIO GHISLANDI, COMPACTA INCORPORADORA SPE LTDA, EDIO JOSE DEL CASTANHEL e ALA INVESTIMENTOS LTDA.

    VIVA A BENEDETTA!
    Postagem de Johnny Felippe, candidato do MDB de Urussanga a prefeito: "Não dá mais para aceitar a atual realidade, não dá pra conviver com o caos e o abandono, é preciso uma política que olhe com seriedade a educação das nossas crianças, que aplique com transparência e assertividade o recurso público, que dê dignidade ao povo e valorize nossa cidade". Ao que respondi: "Meu caro, caos é uma palavra forte demais. Urussanga tem problemas, obviamente, mas é um paraíso para quem conhece minimamente partes deste país. Nem de longe está um caos. Ao invés de exagerar nos problemas, quem sabe possas exaltar esta cidade maravilhosa?".


    DEU RUIM
    Com a desistência de Walmir Rampinelli (PL) de concorrer a prefeito de Forquilhinha a oposição ao atual prefeito está correndo para ter outro nome de peso. A única certeza, ao menos no momento, é que PL, PP, MDB e PDT se mantém juntos. É possível que o Republicanos também esteja na coligação.

    Pelo visto o PSDB de Nova Veneza não tem plano B.

    TAPINHA NAS COSTAS
    Conversando com pré-candidato a vereador de Criciúma disse-me da decepção que foi receber apoio de muita gente em 2020 e depois não ver os votos na urna. Então, arrazoei: "Mas foi isso que te manteve na campanha. Se tivesse recebido mil nãos tu desanimaria e desistiria".




    Nenhum comentário

    Comentários com conteúdo agressivo não serão publicados.