Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    UM ENTRE CENTENAS

    A APOSTA ADMINISTRATIVA DE ARLEU
    Em entrevista exclusiva, tratei com o secretário geral da prefeitura de Criciúma, pré-candidato a prefeito, Arleu da Silveira, sobre o desenvolvimento do município. Sua maior aposta está na tecnologia da informação com startups. Este mês inaugura o centro tecnológico da Unesc em parceria com a prefeitura (R$1,5 milhão investidos), na rua Araranguá, que será um dos grandes fomentadores. Igualmente o projeto que está em elaboração pela Fiesc, onde era a Cecrisa (frente ao Nações Shopping), adquirido em 2023. Este inspirado no Caldeiras de Porto Alegre/RS. Outra iniciativa é a parceria com a ONG Happy Face, com o projeto Happy Gifted, o qual, segundo o site da organização, “oferece oportunidades de desenvolvimento e aperfeiçoamento para crianças com altas habilidades e superdotação”. Ou seja, seleciona e acompanha crianças com QI acima da média. Uma forma de reter talentos e criar um ambiente que possam se desenvolver.

    CONCRETO
    Na infraestrutura Silveira destacou que há cerca de 240 obras, entre as que estão em fase de projeto e as em andamento, como a ampliação da Luiz Lazzarin, com passagem de nível no cruzamento com avenida João Ronchi (acesso à Cidade Mineira). Dentre as obras projetadas está o elevado na Luis Rosso com Alexandre Beloli (28º GAC).

    CONTAS
    “O prefeito só inicia obra que há dinheiro reservado para pagar”, disse. Também ressaltou que Criciúma está com nota máxima para sua capacidade de endividamento/pagamento de empréstimos, que é de R$1 bilhão/ano, para a Caixa Econômica. Quanto ao ranking do PIB dos municípios, AS projeta que Criciúma subirá de 12ª para 8ª com os dados que serão divulgados este ano pelo governo do Estado. Ou seja, recuperar a posição de 2019 em um ano... Contudo, “É impossível superarmos Joinville, Itajaí ou Florianópolis”, acrescentou.
     


    UMA DECISÃO E O ERRO ETERNO
    José Augusto Hülse deixou uma herança trágica na saúde em sua gestão à frente da prefeitura de Criciúma (1983-1988). Fez dezenas de postos de saúde, levando a população a acreditar que isso é bom em si mesmo, a qual não aceita mudanças. Entre o posto do bairro Brasília e do Argentina, menos de um quilômetro em linha reta, por exemplo. O que justificaria uma comunidade pequena, como o Maria Céu, ter uma unidade? Está claro que foi um erro, pois concentrar diminui custos e gera muito maior efetividade. Para os desavisados não pensarem que é apenas uma impressão, um estudo conduzido pela, então secretária da Saúde, Giovana de Sá (2013), documentou o erro e projetou uma solução que ninguém bancará. No governo Décio Góes (PT), 2001-2005, em conversa com o secretário da Saúde à época, Orasil Pina, tratei desse assunto. Enfim, uma decisão mal tomada com consequências ruins para quem defende um tipo de sistema: o próprio povo.

    À CURTA DISTÂNCIA
    Criciúma tem seis vezes mais postos de saúde que a cidade de São Paulo e cinco vezes mais que Curitiba, proporcionalmente à população. Isso mostra que quantidade, neste particular, não ajuda. Porém, politicamente é inaceitável fechar unidades saúde. Perde-se votos e Arleu da Silveira sabe disso, recusando-se a, sequer, admitir a possibilidade, por exemplo. Há uma “sensação” de política pública, quando as UPAS são muito mais efetivas. O hospital Santa Catarina, que assiste pacientes da região, indo muito além do município, mostra que a distância não é problema se o atendimento/resolução é o esperado. Da mesma forma vê-se com frequência criciumenses indo a Porto Alegre ou Curitiba atrás de hospitais e especialistas que aqui não têm.

    NOTA FISCAL 1
    Começa hoje, não a corrida eleitoral por votos, mas a corrida pela regularização de prestação de contas dos partidos políticos. Segundo uma fonte da área, uns poucos se salvam. É uma corrida contra o tempo até julho. Ocorre que as executivas municipais são, via de regra, conduzidas por pessoas sem experiência administrativa, principalmente em cidades pequenas. A Justiça Eleitoral não perdoa e alguns podem perder a nominata inteira a vereador.

    NOTA FISCAL 2
    O caso mais emblemático envolvendo prestação de contas se deu em Brusque, quando o advogado da coligação Republicanos/PL/DC, do candidato André Vechi (DC), contestou o pedido de candidatura de Eccel (PT) após inconsistências nas contas dos diretórios do PCdoB, Cidadania e Solidariedade. A situação só foi clareada quando o TRE decidiu que a chapa seguisse com os partidos que estavam com a prestação de contas regulares.

    ROLDÂNICAS

    - A grande expectativa da semana está para onde seguirá Ricardo Guidi.
    - Acélio Casagrande e sua filha Ana Carolina no PL de Criciúma.
    - União Brasil de Criciúma teve que se curvar à determinação do deputado federal Fabio Schiochet, presidente estadual, para se aliar à Clésio Salvaro. Executiva provisória só obedece!
    - Salvaro organizou o Republicanos com seus aliados para ter mais tempo de televisão. Evidente que, com o tempo, o partido criou assas próprias, mas segue aliado.
    - Partidos se vêem às voltas nas Câmaras de Vereadores. Afinal, com a troca de legendas há o perde/ganha de cadeiras para recompor comissões.
    - Quatro partidos (PP, MDB, PDT e PL ) conversam para apoiarem Valmir Rampinelli como candidato a prefeito de Forquilhinha.

    Contato: 48 99106-0434






    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad