Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    DEMOCRACIA AO ESTILO BRASIL

    As histórias de ajustes em ata de convenção pós convenção são muitas graças ao fato de que brasileiro não lê bula de remédios, leria ata?! São 10 dias para que o dono do partido dê o rumo, caso a plenária não dê conta. Entre 20 de julho e 5 de agosto serão realizadas as tais convenções partidárias para definir coligações, candidatos às prefeituras e às câmaras de vereadores. Definidas as candidaturas, as agremiações têm até 15 de agosto para registrar os nomes na Justiça Eleitoral no calendário eleitoral de 2024. Alianças no mais absoluto desprezo a princípios dogmáticos, com a exceção de PT e PL que, graças à eleição de 2018, não sentam juntos.

    A FILHA DO FLECHA

    Celita Maciel da Silva (PP), filha do Flecha, famoso artista do mundo circense, de origem indígena, assumiu uma cadeira no poder legislativo criciumense no lugar de Miri Dagostim (PP), até 4 de maio. Na foto com o presidente da casa legislativa, Jair Alexandre (PL). Moradora do Rio Bonito, local dos mais carentes de Criciúma, tem história de luta com seu pai por aquela comunidade. Conheci o local nos seus primeiros anos de ocupações.

    RIO BONITO

    A comunidade que não tem rio e não chega a ser bonita, dada suas carências, chegou com Celita à Câmara de Vereadores. Umas das lembranças que tenho da comunidade se deu quando andava por lá, visitando alguns moradores, inclusive o Flecha, e um deles fez seu relato. Chegou ali depois de trocar um lote no Cristo Redentor por aquele onde estava. No negócio, segundo me relatou: uma cesta básica, tijolos e um vaso sanitário.

    FORA, BEM FORA

    Moradores do bairro Paraíso, Criciúma, além da própria situação econômica e social em que vivem, numa das áreas mais perigosas da região, têm que conviver com o desprezo da prefeitura. Idosos e gestantes enfrentam madrugadas para obter uma consulta médica, entre os DEZ NÚMEROS concedidos três vezes por semana, no posto de saúde. Por vezes os ânimos ficam acirrados e confusões ocorrem. Moradores improvisaram um banco, mas se chover não há cobertura. Isso remete ao que se via até há 40 ou 50 anos. Hoje, com toda a tecnologia, tal situação é inaceitável!

    FUNDAMENTAL 1

    Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Rizzieri, Boa Vista, Içara, foi o centro nas discussões na Câmara Municipal de Içara, nessa segunda-feira. Ocorre que o funcionário responsável pela manutenção foi demitido, depois de três anos, pela prefeita Dalvânia Cardoso. Então, começaram as “denúncias” capitaneadas pela vereadora, pré-candidata à prefeita, Carla Souza (MDB). Um grupo de whats foi feito por mãe de alunos com relações históricas com o MDB e a novela começou.

    FUNDAMENTAL 2

    Os problemas são conhecidos e antigos. A última reforma foi no governo Gentil da Luz (MDB), 2009/2012, a qual deixou alguns problemas não resolvidos. Duas administrações de Murialdo Gastaldon (MDB), 2013/2020, sem qualquer atenção e paliativos nos últimos três anos. Defesa Civil visitou a instituição e constatou que não há riscos estruturais, tampouco elétricos e um relatório detalhado deve ser entregue nos próximos dias. Dalvânia fez reunião com Associação de Pais, desta e da gestão anterior, e com a atual diretora, para acalmar os ânimos. O fato é que a unidade escolar precisa de uma intervenção muito maior que pintura de paredes.

    IMIGRANTES

    Todo o Estado de Santa Catarina tem sido alvo da migração de nortistas e nordestinos. Recebi relatos envolvendo os tais, dando trabalho às polícias. Um PM, um policial civil e um chefe de segurança empresarial me confirmaram as informações. Os casos vão de pequenos furtos (até na empresa onde trabalham), à perturbação do sossego com som alto, somados aos nativos problemáticos que toda cidade tem. Ao invés de se adaptarem a quem construiu uma vida melhor e mais próspera, trazem maus hábitos. Viajar milhares de quilômetros para ser problema não é nada inteligente numa terra que os recebe de braços abertos.


    ROLDÂNICAS

    - Parece ser consenso entre políticos mais experientes de Içara que Jandir Soratto é o vice-prefeito ideal. Não disputa a janela e não entra em polêmica.

    - Jovens que precisam tirar o título ou eleitores que desejam fazer a transferência de domicílio eleitoral, ou mesmo alterar o local de votação, têm até 8 de maio para fazê-lo.

    - Seria óbvio, mas não é. Prefeitura não deveria patrocinar eventos com consumo de álcool. Afinal, sabe quanto custa os resultados.

    - E a ala pediátrica do Hospital São Donato, Içara, novinha, segue sem especialista.


    Contato: 48 99106-0434

     

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad