Sahga

sahga-banner
  • Recentes

    DA RENÚNCIA

    A renúncia do Papa me fez lembrar daqueles hindus que renunciam até a comida, renunciam uma cama, família e tudo o mais. Também lembrei de nossos pais e tantas renúncias que fizeram por nós. Sim, a mãe do Fernandinho Beira-Mar também deve ter feito muitas renúncias. Puxa, lembrei do político que renunciou o convívio com a família, que renunciou muitos dias de folga pelo poder. E, como não poderia deixar de lembrar dos artistas que renunciaram a uma vida normal, sem poder mais ir à padaria buscar pão. Bá, e as transas com umas gostosas que renunciei por ser casado?

    Afinal, o que vem a ser 'renúncia'?

    Significado de Renunciar do dicionário online de português:
    • Abrir mão de, desistir da posse de: renunciar a uma herança.
    • Rejeitar, recusar, não querer: renunciar todo e qualquer compromisso social.
    • Renegar: renunciou a religião.
    • Deixar voluntariamente: renunciou ao cargo de ministro.
    • Renunciar ao mundo, consagrar-se à vida religiosa.


    Primeiro, não se pode renunciar à uma expectativa. Um pai ou mãe que abre-mão da vida de solteiro não está necessariamente renunciando a lago melhor. Pode ser que seja satisfeito com a vida cuidando da prole. Porém, abrirá-mão, com certeza, de muito momentos, isolados, de passeios e festas, por exemplo.

    Segundo, não se abre-mão do que não se tem. Por exemplo, abrir-mão de uma carreira profissional por isso ou aquilo. A carreira, em estando por vir, não é uma posse. Mas em existindo, estando em curso, certamente é abrir-mão.

    O tema vem à baila com a renúncia ao papado por parte de Bento 16. Quanto a isso escrevi no Facebook: "A renúncia de Bento XVI é de uma grandeza inigualável. Poucos homens se tornam tão dignos quanto os que abrem mão do poder por perceberem suas limitações. Diferentemente daqueles que se apegam como donos ou dos que renunciam tal a pressão das forças ocultas."

    Mas, como não poderia deixar de ser, as especulações correm soltas. Da mesma forma que em relação a você e a mim, da a proporção, quando renunciamos a um relacionamento que a família deseja, ou um emprego que não queremos

    Nenhum comentário

    Post Top Ad

    Post Bottom Ad